VOLTAR

Focos de queimadas caem em setembro na Amazônia e sobem no Cerrado, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Elida Oliveira
01 de Out de 2019

Na Caatinga, registro de focos ficou estável em relação ao ano passado. Alertas de desmatamento na floresta amazônica aumentaram em relação ao mesmo mês do ano passado, apesar da queda nas queimadas.

Os focos de queimadas na Amazônia caíram no mês de setembro, mas apresentaram alta em outros biomas do país: Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Na Caatinga, o registro é quase o mesmo em relação ao ano passado.

No acumulado do ano, todos os biomas, exceto a Caatinga, registram alta no número de focos de queimadas. Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Desmatamento

Apesar da queda no índice de queimadas, os alertas de desmatamento na floresta amazônica aumentaram neste setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 1.173,11 km² sob alerta de 1 a 19 de setembro, número 58,65% maior do que o registrado em todo o mês de setembro do ano passado, quando foram emitidos alertas para 739,4 km², ou ainda 101,5% acima da média registrada em todos os meses de setembro de 2015 a 2018, segundo o Inpe.

A queda no número de focos de queimadas na Floresta Amazônica pode ser explicada em parte pela presença do Exército, após o decreto do presidente Jair Bolsonaro prever o uso das tropas no combate ao fogo, afirma Carlos Nobre, climatologista, membro da Academia Brasileira de Ciências e ex-pesquisador do Inpe.

"Os criminosos ambientais sabem que é fácil identificar a fumaça de um incêndio", diz Carlos Nobre.

Já desmatamento é mais difícil de ser combatido, segundo especialistas. O Exército se recusou a acompanhar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em pelo menos três operações contra o garimpo ilegal (que também está ligado à devastação da floresta), de acordo com um ofício ao qual o G1 teve acesso.

Em relação aos outros biomas, o período é de seca e o mês de setembro terminou com chuvas abaixo da média em 16 capitais.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/10/01/focos-de-queimadas-na-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.