VOLTAR

FNMA reúne Conselho Deliberativo

Site da Funai
05 de Mar de 2002

O Fundo Nacional do Meio Ambiente realiza nesta Terça e Quarta-feira, a 34ª Reunião do seu Conselho Deliberativo, órgão máximo de decisão desta unidade do Ministério do Meio Ambiente. Serão apresentados no Centro de Treinamento do Banco do Brasil, em Brasília, o novo modelo organizacional e operacional do FNMA, o estudo para remodelação institucional do mesmo e o novo sistema de monitoramento de projetos.

Dentre os projetos apresentados, oito se referem à gestão das terras indígenas: Votouro, no Rio Grande do Sul; Kiriri, Pataxó Hã-Hã-Hãe e Pankararé, na Bahia; Waiãpi, no Amapá; Guarani, em São Paulo; Uru-eu-wau-wau, em Rondônia; Ivaí, no Paraná. Para o diagnóstico etnoambiental, há projetos para a Terra Indígena Potiguara, em Permanbuco; Terra Indígena Xavante de Sangradouro, no Mato Grosso; Guarani, no Rio de Janeiro; Alto Rio Negro, no Amazonas e Desenvolvimento Etnosustentável dos Povos Kaiangangues do Sul do Brasil.

Além disso, foram selecionados projetos de identidade cultural como: Resgatar o Burum Nak: Nossa Terra é Nossa Vida, da Associação Indígena Krenbak, de Minas Gerais; Projeto ambiental da Terra Indígena Trincheira, apresentado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira-Coiab; Projeto Etenhiritipá, da reserva Indígena Xavante do Rio das mortes e Projeto Norõwedena'rada, apresentado pela Universidade Estadual do Mato Grosso-Unemat.

Serão analisados também 15 projetos de Demanda Espontânea, além da apresentação do Relatório de Gestão do FNMA de 2001.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.