VOLTAR

Floresta terá 'portaria eletrônica' para eliminar 'boi pirata'

Globo Amazônia - www.globoamazônia.com.br
Autor: Iberê Thenório
03 de Out de 2008

O Ibama pretende usar de alta tecnologia para retirar mais de 30 mil cabeças de gado criadas ilegalmente na Floresta Nacional do Bom Futuro, em Rondônia. Utilizando antenas cedidas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), fiscais irão controlar pela internet o fluxo de pessoas na unidade de conservação.

De acordo com George Porto Ferreira, coordenador geral de zoneamento e monitoramento do Ibama, a idéia é impedir que novas invasões ocorram na terra da União, permitindo que os 1.500 habitantes da área protegida sejam removidos aos poucos.

'As antenas serão instaladas nos quatro principais acessos da Flona [Floresta Nacional]. Elas darão acesso à internet e telefone. Precisamos controlar a entrada e saída das pessoas que vivem lá dentro, e isso será feito com bancos de dados integrados, hospedados no Sipam em Porto Velho', revela. 'O controle dos acessos passará a ser permanente. Serão construídas guaritas para isso.'

Segundo Ferreira, a operação, que está prevista para o final de outubro, fará um levantamento de quais famílias podem ser beneficiadas pela reforma agrária, e as pessoas só serão retiradas quando forem assentadas. As que não encaixarem nesse perfil, explica, sairão naturalmente, pois não haverá mais alternativas econômicas no local quando forem paralisadas as atividades de criação de gado e de retirada de madeira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.