VOLTAR

Floresta Nacional do Jamari, um exemplo de exploração Florestal

Rondonoticias - www.rondonoticias.com.br
22 de Dez de 2009

Foram homologadas ontem mais duas Unidades de Manejo Florestal - UMF da Floresta Nacional do Jamari. A primeira UMF foi concedida a empresa Amata, em outubro deste ano, com 41.184,2530 ha. Hoje mais duas unidades do lote disponibilizado foram homologadas, sendo a UMF 1, concedida a Madeflora, com 17.178,7122 ha e a UMF2 concedida a empresa Sacura de 32.988,1182 ha.

O lote a ser homologado contou com três UMF com tamanhos diferentes atendendo a pequena, média e grande empresa. Além da madeira outros produtos florestais são passíveis de exploração, como exemplo citamos, o óleo de copaíba, visto que, a concessão é feita pra produtos madeireiros e não madeireiros.

Os planos de manejo agregam valor a madeira no mercado, além de trazer desenvolvimento e renda para a região, já que toda a madeira deverá ser beneficiada nas cidades de origem, ou seja, Itapuã do Oeste e Cujubim, é uma forma honesta de gerar empregos.

Para Eurico Arteaga Santiago a concessão de florestas púbicas por meio de planos de manejo é a única saída para o setor madeireiro, que permite o direito de explorar, de forma econômica e ambientalmente sustentável, bens e serviços.

César Guimarães, Superintendente do Ibama em Rondônia, que assinou os termos de homologação, destaca que esta iniciativa, é um exemplo a ser seguido por todas as Florestas Nacionais do Brasil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.