VOLTAR

Floresta Estadual festeja Dia da Água e ganha nova ponte sobre o Lavapés

http://www.canalrioclaro.com.br
22 de Mar de 2011

A Fundação Florestal e a Prefeitura de Rio Claro comemoram nesta terça-feira o Dia Mundial da Água. A programação será toda desenvolvida na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) e é dedicada a temas oportunos, que analisam os vários aspectos da utilização responsável da água.

A programação será aberta às 9h30, com a inauguração da nova ponte sobre o córrego Lavapés, que reuniu parceiros da iniciativa privada, todos interessados na preservação daquela área cuja importância transcende às fronteiras do município e ganha reverência e respeitabilidade em todo o estado de São Paulo.

Estimativas da prefeitura indicam que o custo total da obra, se terceirizada, atingiria um montante próximo de R$ 700 mil. Da forma como os trabalhos foram realizados, porém, este custo final deve ficar em torno de R$ 400 mil, estima o secretário de Obras de Rio Claro, Ivan Falcão De Domenico.

A Prefeitura entrou com o equivalente a 50% dos custos, participando com os materiais básicos (tubos, pedras e concreto e pequena parte da mão de obra exigida), enquanto a Foz do Brasil arcou com quase a totalidade da mão de obra, assumindo também o paisagismo (gramado) que envolve o projeto. A empresa Prema fornece as estruturas de suporte (aduelas) e as guardas laterais em estrutura super-resistente, que protege veículos de um uma eventual queda no leito do riacho.

Após a inauguração da ponte, a programação do Dia da Água terá seqüência às 10h30, no Auditório da Feena, com pronunciamento de autoridades e o lançamento do folder institucional da Feena. Às 11h, na Lanchonete do Jequitibá, serão apresentados seis painéis, com os seguintes temas: História da 1ª Estação de Tratamento de Água implantada em Rio Claro, a ETA Zero; Estações de Tratamento de Água da cidade; Aspectos do Programa de Tratamento de Esgotos em Rio Claro; Recursos Hídricos do município sob a visão agrícola; Contribuição do CEA/Unesp quanto à qualidade da água na Bacia do Corumbataí; e Situação do uso da água no município.

O período da tarde, a partir das 13h, será reservado à recepção de grupos de escolares e da sociedade civil em visita aos painéis, na Lanchonete do Jequitibá, e apresentação de vídeos ambientais, no auditório da Feena. No encerramento, às 15h30, será feito plantio de mudas de essências nativas, numa iniciativa da Casa da Agricultura e grupos de escoteiros, entre outros.

http://www.canalrioclaro.com.br/index1.php?s=news&idnews=17924

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.