VOLTAR

+Floresta apresenta resultados dos primeiros anos do projeto ao Ibama

Apremavi - https://apremavi.org.br
17 de Out de 2023

+Floresta apresenta resultados dos primeiros anos do projeto ao Ibama
Após um estudo minucioso e interdisciplinar no território onde as atividades de restauração ecológica estão previstas, a equipe da Apremavi concluiu o projeto técnico e apresentou o planejamento para a atuação em campo ao Ibama e outros atores envolvidos na iniciativa.

17 out, 2023 | + Floresta, Notícias, Projetos da Apremavi

A apresentação aconteceu na sede da Superintendência do Ibama em Santa Catarina, em Florianópolis (SC). O encontro da última quarta-feira (11/10) reuniu técnicos do instituto ambiental federal, que agora deverão avaliar os produtos elaborados pela Apremavi referente a Meta I do projeto + Floresta.

Desde 2022 a equipe do projeto tem empreendido estudos detalhados na região, com diagnósticos da vegetação, solo, hidrografia, uso do solo, fragilidades ambientais e contextos socioeconômicos da população. Além disso, foi realizado um levantamento dos viveiros de mudas nativas e das particularidades da região para a execução do projeto. A análise integrada das informações produzidas são a primeira haste do tripé para os projetos de restauração elaborados, ao lado das atividades no Viveiro Jardim das Florestas e das mobilizações e engajamento com a comunidade.

Além dos planos para a restauração de aproximadamente 261 hectares de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente na cidade o Oeste Catarinense, foram compartilhados os desafios identificados, como a dificuldade de acesso em muitas áreas, bem como a alta demanda pela construção de cercas, buscando promover o isolamento das áreas que serão assistidas pelo projeto de outras, utilizadas para o pastoreio de animais.

Infográfico sobre as etapas previstas para as atividades de restauração. Figura: equipe +Floresta/Apremavi.

Edilaine Dick, coordenadora geral do projeto, compartilha a expectativa para começar a próxima fase e iniciar efetivamente a restauração em campo: "Esperamos que a avaliação dos projetos finalísticos de restauração ocorra com celeridade; precisamos da aprovação e liberação dos recursos previstos para a Meta II para começar a implantar as metodologias de restauração e evitar a desmobilização dos beneficiários diretos e indiretos do projeto".

Edilaine também compartilha que as atividades do +Floresta não irão cessar enquanto o Ibama analisa os projetos elaborados na fase I: "Enquanto isso, a equipe do projeto vai se dedicar às atividades de educação ambiental, preparação de materiais para a rede de sementes que estamos implantando na região, também estaremos em campo realizando a coleta de sementes no próximo verão, entre outras atividades que não podem esperar". Outra ação constante no Viveiro Jardim das Florestas é o cuidado com as mudas de xaxim-bugio, que estão sendo produzidas em caráter experimental em parceria com o IFC Rio do Sul.

Após as exposições realizadas por Marluci Pozzan e Edilaine Dick, que coordenam o projeto, os presentes puderam sanar dúvidas, que foram centradas nas metodologias escolhidas para as oito áreas de implantação do projeto e nas estratégias de engajamento que estão sendo desenvolvidas para com a comunidade que vive no território.
Confira as fotos da apresentação:

Registro da apresentação conduzida pelas coordenadoras do +Floresta. Fotos: Vitor Lauro Zanelatto.

+Floresta
Executado pela Apremavi no Oeste Catarinense, o projeto é financiado pelo Ibama, através do Acordo de Cooperação Técnica no 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina, pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação no 5001458-53.2017.4.04.7200/SC.

Através de diversas metodologias de restauração ecológica, as ações previstas e detalhadas para serem executadas na Meta II buscam o enriquecimento, expansão e conexão de fragmentos existentes e a formação de novas florestas, contribuindo para melhorar a conectividade na paisagem, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, favorecer a manutenção da biodiversidade, proteger o solo e os recursos hídricos e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Será desenvolvido ao longo de oito anos, de 2022 a 2030, no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina, sendo que as unidades de implantação estão localizadas nas Reservas Legais de sete Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária e em uma Terra Indígena.

> Veja a página do projeto

Autores: Carolina Schäffer e Vitor L. Zanelatto.
Revisão: Miriam Prochnow.

https://apremavi.org.br/floresta-apresenta-resultados-dos-primeiros-ano…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.