VOLTAR

Floresta

FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: MINC, Carlos
07 de Fev de 2009

Floresta

"A reportagem "Minc desobriga donos de terra de reflorestamento" (Brasil, ontem) está equivocada. O Código Florestal, de 1965, determina que os Estados promovam o Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE), estabelecendo regras claras, depois de amplo processo participativo e lei votada nos parlamentos estaduais. Todos os ambientalistas são favoráveis ao ZEE, que é a base da proteção e do desenvolvimento sustentado. O Ministério do Meio Ambiente apoia os Estados -e deveremos concluir todo o ZEE da Amazônia até o final de 2009.
O governo do Pará concluiu o ZEE da área de influência da BR-163, a lei foi votada e sancionada. Este ZEE não permite nenhum novo desmatamento. Em algumas das áreas já completamente degradadas e ocupadas, o ZEE , seguindo à risca o que determina o Código Floresta, legaliza atividades que recomponham 50% da reserva legal e as áreas de proteção permanentes. Isso obrigará o reflorestamento de mais de 15 milhões de hectares.
Não há aumento de áreas para a pecuária nem de desmatamento, e a regularização implicará recuperação de boa parte do que foi desmatado. Enfim, o que está sendo promovido é em respeito ao Código Florestal."

Carlos Minc , ministro do Meio Ambiente (Brasília, DF)
Resposta do jornalista Hudson Corrêa - A reportagem já contemplava a argumentação do ministro Carlos Minc.

FSP, 07/02/2009, Painel do Leitor, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.