VOLTAR

Flona de Tapajós recebe estrangeiros que vão participar da 4ª Maratona da Selva

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Elmano Cordeiro - elmano.cordeiro@icmbio.gov.br
06 de Out de 2008

Os 75 atletas estrangeiros inscritos na 4ª Maratona da Selva, que será realizada na Floresta Nacional (Flona) de Tapajós, desembarcam na noite desta terça-feira (7) em Santarém, no Pará. Eles se juntam aos 20 brasileiros que vão participar da prova. A largada está prevista para a sexta-feira (10), na comunidade de Itapuama, em Aveiro, com a chegada em Alter do Chão no dia 16. Na quinta (6), haverá a minimaratona infantil com a participação de crianças da região. A Flona de Tapajós é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes.

A Maratona da Selva é uma competição de auto-suficiência, que pode ser feita individualmente ou em equipes de quatro ou mais pessoas. A prova vai durar sete dias. A chegada está prevista para o dia 16 na cidade de Santarém, onde fica a sede da Flona. Nesse tempo, os 95 atletas vão percorrer o trajeto de 200 quilômetros, divididos em seis etapas com postos de inspeção distribuídos a cada 6 quilômetros.

Nos postos, os atletas serão monitorados por equipe médica e reabastecidos com água. A etapa mais longa tem 80 quilômetros e parte do percurso deverá ser feita à noite. Os participantes levam sua própria alimentação e equipamentos, como rede de dormir, mosquiteiro, primeiros socorros.

Ao final de cada etapa, os atletas dividirão um acampamento previamente construído pelos comunitários, com apoio do Corpo de Bombeiros. Enquanto uns descansam, outros poderão usar a internet para alimentar seus blogs (pelo menos 50 dos 75 estrangeiros dispõem de blogs), sites e se comunicar com familiares.

A chefia da Flona diz que essa é a quarta vez que a competição ocorre no local. E garante que, este ano, a prova não terá nenhum impacto sobre o ecossistema, já que as trilhas que formam o percurso são as mesmas usadas pela comunidade da região. Além disso, a organização foi obrigada a cumprir uma série de pré-requisitos e a realizar benfeitorias na unidade e nas comunidades do entorno.

A Floresta Nacional do Tapajós é considerada uma das mais belas unidades de conservação brasileiras por suas comunidades, biodiversidade e beleza cênica. São quase 600 mil hectares de reserva cercada por floresta densa e as águas do rio Tapajós, um dos mais bonitos do mundo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.