VOLTAR

Flona Bom Futuro: Minc diz que famílias não serão removidas

Rondonoticias - www.rondonoticias.com.br
27 de Mar de 2009

O governo federal não está preparando uma grande operação para desintrusão da Floresta Nacional do Bom Futuro, nem pretende remover as famílias que vivem na área. O esclarecimento foi feito pelo prefeito Roberto Sobrinho, que esteve ontem (26) no final da tarde com o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, em audiência na qual participaram a senadora Fátima Cleide, os vereadores Wildes Brito e Jurandir Bengala e os líderes comunitários, Salvador, de Rio Pardo; e Elizeu, de Marco Azul, ambas comunidades localizadas no interior da Flona Bom Futuro.

De acordo com o prefeito Roberto Sobrinho, o ministro Minc deixou claro que a intervenção na área de influência da Flona será feita em duas frentes. Numa vertente, vai atuar firmemente contra o roubo de madeira e na retirada de gado das grandes propriedades, e, paralelamente, vai definir um novo perfil econômico, calcado em atividades de uso sustentável, por meio do manejo florestal, implantação de consórcios agroflorestais e reflorestamento.

A matriz de exploração madeireira e pecuária intensiva não é permitida em florestas nacionais. Mesmo assim, segundo o prefeito, "a retirada do gado das grandes propriedades será feita de forma planejada. Primeiro os criadores serão notificados e receberão um prazo para cumprir a exigência. Não haverá confisco do gado. São ações que vimos planejando e discutindo desde o ano passado, juntamente com o Ibama, Instituto Chico Mendes, prefeitos e lideranças", explica Roberto Sobrinho.

O prefeito informou que na próxima quinta-feira (02) haverá uma reunião em Porto Velho, com a presença de técnicos do Ministério o Meio Ambiente, do Ibama e do Instituto Chico Mendes, para discutir com lideranças da área, a mudança do novo perfil econômico e definir as atividades econômicas que poderão ser desenvolvidas.

Saúde e Educação

Na última quarta-feira o procurador federal Ercias Rodrigues de Souza emitiu um Mandado de Recomendação, pelo qual autorizou ações a prefeitura a levar serviços básicos de saúde e educação aos moradores da Flona. De acordo com o prefeito, a contratação de professores está sendo articulada em parceria com a prefeitura de Buritis, para garantir educação a cerca de 400 crianças.

Na área da saúde, o prefeito Roberto Sobrinho disse que vai enviar uma ambulância e técnicos para implantar o Programa Saúde da Família. Além disso, ele conseguiu autorização do Ministério Público Federal para recuperar as estradas por onde deverá circular a ambulância.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.