VOLTAR

Fiscalização recolhe redes instaladas ilegalmente no Parque Estadual Xixová-Japuí

FF - http://www.fflorestal.sp.gov.br
18 de Nov de 2011

A ação aconteceu no dia nove de novembro e na oportunidade foi encontrada uma tartaruga-verde morta em uma das redes de pesca.

Em fiscalização noturna realizada por funcionários do Parque Estadual Xixová-Japuí, no dia nove de novembro, foram recolhidas mais duas redes de pesca ilegalmente instaladas na área da Unidade de Conservação. Uma das redes continha uma tartaruga-verde morta. Esta é uma espécie que está na lista de animais ameaçados de extinção. Contribui para esse quadro as atividades pesqueiras, a poluição urbana e industrial.

O animal foi encaminhado para estudos aos técnicos do GREMAR, organização sem fins lucrativos que trabalha quase há dez anos na Baixada Santista com o Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos, e é uma das entidades parceira do Parque.

O Parque Estadual Xixová-Japuí abrange uma área marinha de 300 hectares, além de 600 hectares de terras nos municípios de Praia Grande e São Vicente.

A fiscalização marinha das áreas protegidas na Baixada Santista vem sendo realizada de forma integrada entre os Parques Estaduais Xixová-Japuí e Laje de Santos e a APA Marinha do Litoral Centro, em conjunto com a Polícia Ambiental, através do Plano de Policiamento e Fiscalização das Unidades de Conservação - Projeto PROMAR.

http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=282

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.