VOLTAR

Fiscalizacao da madeira que sai de MT e intensificada

OESP, Nacional, p.A12
08 de jun de 2005

Fiscalização da madeira que sai de MT é intensificada
O Ibama montou ontem operação especial no Trevo do Lagarto, em Várzea Grande (MT), por onde passa toda madeira explorada na Amazônia com destino ao Sul e Sudeste do País. Cerca de 30 fiscais do Ibama, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), participam da fiscalização no trevo, que faz o entroncamento das BRs 163 e 364.
A ação é um desdobramento da Operação Curupira, que desmontou esquema de corrupção no Mato Grosso para venda ilegal de madeira. O objetivo da ação no trevo é fiscalizar de forma mais efetiva a carga que passa pelo local. "A ação envolve toda uma metodologia rigorosa de fiscalização", conta o diretor de Proteção Ambiental (Dipro) do Ibama e um dos integrantes da operação, Flávio Montiel.
DEBATE
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e o presidente do Ibama, Marcus Barros, serão convidados a debater o tráfico ilegal de madeira na Amazônia. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Biopirataria, ontem.
Outros 11 funcionários do instituto e do governo estadual também serão convocados. A audiência, solicitada pelo relator da CPI, deputado Sarney Filho (PV-MA), ainda não tem data marcada.

OESP, 08/06/2005, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.