VOLTAR

Fiscalizacao acha milho transgenico no RS

OESP, Economia, p.B5
05 de Jan de 2006

Fiscalização acha milho transgênico no RS
Uma operação de fiscalização encontrou no Rio Grande do Sul uma amostra de milho com sinais de ser transgênico, informou ontem o Ministério da Agricultura, por nota. O cultivo e a comercialização de milho geneticamente modificado são proibidos no País. O infrator está sujeito a uma pena de reclusão de um a dois anos, além de multa de R$ 200 mil a R$ 1,5 milhão.
Segundo o ministério, foram colhidas 41 amostras de milho no Estado, que foram examinadas pelo Laboratório SGS do Brasil, que fica em Santos (SP). A que apresentou resultado positivo estava em um estabelecimento comercial em Santo Ângelo e era vendida como ração. O produto será submetido a um novo exame. Se o resultado for novamente positivo, o milho será apreendido e destruído.
A operação de fiscalização foi desencadeada depois que a Superintendência Federal de Agricultura recebeu denúncias sobre o cultivo de milho transgênico no Rio Grande do Sul. Entre os dias 30 de novembro e 16 de dezembro, foram visitados 27 municípios e colhidas amostras em 36 lavouras e 11 revendas de produtos agropecuários. Nenhuma das amostras coletadas diretamente nas lavouras deu positivo para milho transgênico.
Amanhã, o coordenador de Biossegurança da Secretaria de Defesa Agropecuária, Marcus Vinícius Coelho, irá ao Rio Grande do Sul para reunir-se com técnicos do governo estadual, agricultores e demais representantes da cadeia produtiva do milho. Segundo o Ministério da Agricultura, o objetivo é "discutir e esclarecer a atual legislação de biossegurança".

OESP, 05/01/2006, p. B5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.