VOLTAR

Fiscais do Ibama retiram tapagens de igarapés em Reserva Extrativista do Pará

IBAMA - www.ibama.gov.br
Autor: Luciana Almeida
14 de Ago de 2008

Fiscais do Ibama com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Centro de Proteção Ambiental da Eletronorte desobstruiu a nascente dos igarapés Mumuré, Rio da Pedra e Igarapé do Tortinho que ficam na Reserva Extrativista Ipau-Anilzinho, nordeste paraense.

A ação foi resultado de uma ordem de fiscalização encaminhada pelo Ministério Público Federal no Pará, por meio do Procurador Felício Pontes, que recebeu uma denúncia de que os rios estariam obstruídos.

As tapagens foram destruídas e a tela de arame foi apreendida. Após a conclusão das desobstruções dos igarapés, a equipe voltou ao local e por meio de informações anônimas, o Ibama chegou ao responsável pelo crime ambiental, que foi autuado e pagará multa de R$700,00 além de ter assinado termo de apreensão pela tela de arame.

De acordo com o coordenador da ação, Cláudio Rocha, o responsável foi autuado por utilizar apetrechos de pesca proibidos pelo órgão ambiental competente. "Tapagens com talas, cipós, varas e tela de arame nos igarapés não podem ser utilizados para a pesca, porque agridem os animais e trazem desequilíbrio ecológico. Isso porque, quando uma tapagem é feita, todo tipo de animal aquático é preso. Os pescadores escolhem o que serve para eles e se desfazem dos demais", afirma.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.