VOLTAR

Fiscais apreendem 500 aves silvestres em dois dias

O Globo - http://oglobo.globo.com
Autor: Tulio Brandão
13 de Fev de 2009

Técnicos e fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis apreenderam na quinta-feira cerca de 350 aves silvestres. Os animais foram encontrados em residências nos distritos de Bonsucesso, Santa Rosa, Motas e Vargem - todos no entorno do Parque Estadual de Três Picos - em Teresópolis. Dois dias antes, já tinham sido recuperados 150 pássaros. Nos dois dias de operação, ao todo, 500 aves foram resgatadas.

Foram encontrados pássaros das espécies pichanchão, sabiá-uma, flamenguinho, cardeal e até jacu - cujo porte se assemelha ao de uma galinha. Os infratores podem ser condenados a pagar até R$ 5 mil de multa. Alguns animais vinham sendo adestrados com o uso de CDs com cantos de pássaros. Ficavam presos em gaiolas próximas às caixas de som até que assimilassem os trinados característicos.

Para denunciar crimes ambientais, basta ligar para o Disque Ambiente do Inea (21- 2332-4604), das 10 às 18h, em dias úteis. O Ibama também recebe denúncias, através dos telefones 3077-4316/ 3077- 4295.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.