VOLTAR

Fiscais apreendem 18 armas em operação no Parque Cunhambebe

O Globo Online - oglobo.globo.com
29 de Jul de 2008

Fiscais do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) apreenderam 18 armas - 12 espingardas e seis trabucos (tipo de arma utilizada em armadilha para caça) e 32 pássaros silvestres na primeira operação de fiscalização no Parque Estadual Cunhambebe, criado em junho deste ano na região Sul do estado. Dez agentes participam da operação, que tem o objetivo de monitorar e reprimir crimes ambientais cometidos na área, como caça, cativeiro de animais silvestres, extração de palmito, desmatamentos e queimadas.

Durante a operação, iniciada no domingo (27/07), os agentes desmontaram três ranchos de caça, dois em um assentamento rural na localidade conhecida como Rubião, em Mangaratiba, e mais um em Rio Claro. Além do trabalho de fiscalização, os fiscais também estão fazendo notificações preventivas contra incêndios florestais.

- A apreensão de tantas armas já na primeira operação efetuada pelo IEF/RJ no Parque Cunhambebe confirmou o acerto da decisão de criá-lo, pois assim poderemos ter ações mais constantes e efetivas na repressão de crimes ambientais, como a caça e a extração ilegal de palmito - afirmou o presidente do IEF/RJ, André Ilha.

Com 38 mil hectares, o Parque Estadual Cunhambebe abrange parte dos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí. A nova unidade protege uma região de vegetação nativa, formando um contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Terra Indígena de Bracuhy, o que assegura a preservação de espécies animais e vegetais ameaçadas com a fragmentação dos remanescentes da Mata Atlântica.

Do total da área prevista para o parque, 95% é composta por florestas bem conservadas. O parque também vai preservar importantes fontes de abastecimento de água para a população do sul do estado, como a Bacia da Represa de Ribeirão das Lajes. Na fauna da região constam exemplares de mono-carvoeiro, lontra, irara, anta, queixada, cateto e teiú.
Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.