VOLTAR

Financiamento das metas climáticas e COP no Brasil são temas de seminário

Valor Econômico, Brasil, p. A2
10 de Dez de 2024

Financiamento das metas climáticas e COP no Brasil são temas de seminário
Encontro é realização do Valor e de "O Globo" e vai projetar próximas passos da crise climática

12/12/2024

O financiamento aos países pobres e subdesenvolvidos, as novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, na sigla em inglês) e os desafios do Brasil para sediar no próximo ano a COP30. Estes são alguns dos temas que serão debatidos no seminário "De Baku a Belém: o futuro climático em debate nas COPs", que será realizado amanhã, no auditório da Editora Globo, no centro do Rio de Janeiro.

O encontro vai reunir autoridades, especialistas, setor privado, cientistas, ativistas e representantes de comunidades tradicionais para, em conjunto, analisar os resultados da conferência realizada no Azerbaijão e projetar os próximos passos diante da emergência climática. Na COP29, no mês passado, as superpotências chegaram a um acordo para desembolsar US$ 300 bilhões por ano para os países mais vulneráveis às mudanças do clima.

A abertura do evento será feita pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Na sequência, o primeiro painel, "COP 29, financiamento climático, a conta que ninguém quer pagar" vai discutir justamente o "fosso" que existe, como reconhece o texto final da conferência de Baku, entre o fluxo de recursos e as necessidades dos países em desenvolvimento para adaptação a um cenário de crise climática.

Esse primeiro painel terá a participação de Caroline Dihl Prolo, head de stewardship climático na Fama Re.capital; Flávia Teixeira, gerente de meio ambiente, responsabilidade social corporativa e transição energética da Engie Brasil; Marie Ikemoto, subsecretária de conservação da biodiversidade e mudanças do clima da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro; Sinéia do Vale Wapichana, coordenadora do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas, e Viviane Romeiro diretora de clima, energia e finanças sustentáveis do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebd). A mediação será da jornalista Daniela Chiaretti, repórter especial do Valor.

Em Baku, os países também concordaram com as regras para um mercado global de carbono apoiado pelas Nações Unidas. Esse mecanismo tende a facilitar o comércio de créditos de carbono, incentivando as nações a reduzirem as emissões e investirem em projetos ecologicamente sustentáveis. Já as novas NDCs, que são os planos climáticos de cada país, podem acelerar o processo de transição energética. O documento entregue pelo Brasil, por exemplo, reassume a meta de neutralidade climática até 2050.

O papel do país e suas atribuições na conferência de Belém dão o tom das próximas mesas do seminário. De forma remota, o embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, vai abordar o tema "Mudanças climáticas e biodiversidade: apostas do Brasil para a COP30".

Em seguida, ocorre a apresentação institucional do "Projeto COP30 Editora Globo", com a presença de João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho; Maria Netto, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS); Rafaela Guedes, senior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), e Roberta Ferraz, gerente de projetos de conteúdo da Editora Globo.

"A Cúpula da Amazônia e o mundo que queremos" é o tema do segundo painel. Esse debate contará com Ciro Brito, especialista em políticas climáticas do Instituto Socioambiental (ISA); Gabriela Savian, diretora-adjunta de políticas públicas do Ipam; Ricardo Young, sócio-diretor na Cultura, Transição e Integridade, e Talita Priscila Pinto, coordenadora do Observatório de Bioeconomia da FGV. A mediação será feita pelo jornalista Ana Lucia Azevedo, de "O Globo".

O seminário é uma realização dos jornais Valor Econômico e "O Globo", com o patrocínio da Engie, e será transmitido no YouTube e nas redes sociais de ambos veículos de comunicação.

Valor Econômico, 10/12/2024, Brasil, p. A2

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/12/10/financiamento-das-met…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.