VOLTAR

Financiadores inspecionam BR-101 Sul

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Autor: Gisele Kakuta Monteiro
07 de Jun de 2001

Comitiva internacional dos bancos financiadores da duplicação do trecho Sul da BR-101 agendou visita em Santa Catarina entre 4 e 7 de julho.
Após inspecionar a área e analisar o projeto, a comitiva deve elaborar seu parecer. A expectativa é que o relatório aprove o processo, o que possibilitará lançar o edital de concorrência para a contratação das empreiteiras.
A comitiva é formada por técnicos dos escritórios de Washington (EUA) e de Brasília, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco de Cooperação Internacional do Japão. Os bancos assumiram o compromisso de liberar R$ 860 milhões (valor de dezembro de 1999) para as obras. O financiamento é condicionado à aprovação de todo o projeto, que inclui também o cumprimento de um calendário de audiências públicas - já realizadas -, a licença ambiental que foi obtida em abril, entre outras normas.
Em maio, uma comitiva nacional esteve em Santa Catarina para levantar as informações. Na inspeção agendada para julho, o grupo deve novamente percorrer o traçado da rodovia, inclusive o trecho Norte. O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) espera que seja o último passo para a aprovação do projeto e confirmação do financiamento. Se receber o aval, o DNER pode lançar o edital de licitação.
A programação exclui o lote dois, em Palhoça, que ainda depende de parecer da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Funai anunciou que em 15 dias deve se pronunciar. O Ibama garantiu que com o aval da Funai emite a licença ambiental.
Existem duas opções em análise para o trecho: túnel ou viaduto. A primeira alternativa passa sob área onde vivem cerca de 100 índios. Hoje, a partir das 9h, no Morro dos Cavalos, está programada uma audiência pública

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.