VOLTAR

"Finalmente a justiça foi feita", comemora Funai

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
11 de Ago de 2004

O procurador da Fundação Nacional do Índio (Funai), César Augusto Nascimento, comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal. "Finalmente a Justiça foi feita e os índios poderão retornar para a terra que de fato lhes pertence", destacou.

De acordo com ele, os xavante que estão há quase um ano acampados a beira da BR-158, próximo a entrada da fazenda Suiá-Missu (1.019 km de Cuiabá), vão entrar na área o mais breve possível.

A fazenda é motivo de conflito entre indígenas e posseiros há mais de cinco décadas. A situação chegou a ficar tensa em vários momentos. De um lado os índios ameaçavam ocupar a terra, do outro os posseiros tentavam impedir. Houve bloqueio da rodovia.

Até mesmo o vice-presidente da República, José Alencar, esteve em Mato Grosso para tentar resolver o impasse.

As condições insalubres nas quais aproximadamente 500 índios vivem a beira da rodovia, nas últimas semanas, levou à morte três bebês. Outras 14 crianças xavante foram internadas em hospitais de Água Boa e Canarana.

A situação de 120 crianças e de dezenas de adultos é dramática. Eles continuam usando água imprópria para o consumo. A maioria está com gripe forte e a Funasa identificou o primeiro caso de tuberculose. Grande parte está com diarréia e sente náuseas. Outros apresentam graves complicações respiratórias e desnutrição.(JP)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.