VOLTAR

Filme sobre conflitos indígenas que sugere banho de sangue como solução é lançado em exibição fechada

Midiamax- http://www.midiamax.com.br
Autor: Pedro Heiderich
09 de Mai de 2014

O cineasta Reynaldo Barros lançou em exibição fechada para os atores nesta sexta-feira (9) o média metragem "Matem...os outros", que fala sobre os conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul. Rodado na região de Sidrolândia, o média foi considerado pelo próprio Reynaldo como "politicamente incorreto", chegando a sugerir banho de sangue como solução.

"Mais do que mostrar os conflitos, é um filme sobre conceito e preconceito. Mostramos com ironia e cutucadas esta situação ridícula que se arrasta há décadas no estado e ninguém faz nada", explica o cineasta.

O filme conta a história de casal paulista que entra pelo sul do Estado e dá carona para fazendeiros que tiveram suas terras ocupadas por indígenas. Atuam no média Victor Wagner e os campo-grandenses Victor Samúdio, Luciana Krelitzer, Espedito MonteBranco, Marcos Moura e Marcos de Vale.

Apenas um personagem é indígena. Reynaldo conta que houve resistência entre os indígenas para atuar no média, já que o personagem é alcoólatra.

Banho de sangue seria solução

Extremista, Reynaldo adianta que uma fala de um personagem no média demonstra sua opinião. "Enquanto não houver um banho de sangue vai continuar assim". O cineasta nega ser contra os índios, mas defende veementemente os fazendeiros e se diz contra os bloqueios de estrada que os indígenas costumam fazer, cobrando ainda solução do governo.

"Tratam o índio como incapaz e ele se acha no direito de fazer o que bem entende. É o retrato do país, os índios sabem que o homem branco não faz nada. Enquanto ninguém se comprometer a resolver isto de forma diferente, o problema será eterno", opina.

"Matem...os outros" será exibido no festival de cinema que será realizado nos próximos meses no Cinépólis, além da exibições menores da Fundação de Cultura.

http://www.midiamax.com.br/noticias/908950-filme+sobre+conflitos+indige…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.