VOLTAR

Festival redescobre a cultura ancestral do povo Yawanawa

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: ROSE FARIAS
14 de Mai de 2003

Evento resgata a dança, a expressão artística, a cultura e o conhecimento espiritual dos indígenas que habitam a terra do rio Gregório

Os Yawanawa preparam para este ano a realização do II Yawa - um festival que acontece durante sete dias, na aldeia Nova Esperança, situada na terra indígena do rio Gregório, em Tarauacá. O evento, que reúne dança, expressão artística, manifestação cultural e espiritual e está sendo formatado pela Organização de Agricultores Extrativistas Yawanawá do rio Gregório - OAEYRG e a Cooperativa Agro-Extrativista Yawanawa - COOPYAWA, já tem data marcada para acontecer entre os dias 1o e 7 de julho de 2003.

Um dos organizadores do evento, Joaquim Yawanawa explicou que o Yawa é o renascimento e descobrimento do povo Yawanawa.

"Identificamos com o Yawa a nossa cultura, identidade e espiritualidade viva em pleno século XXI. Ele nos faz reviver os tempos remotos em que nosso povo mantinha seus costumes e tradições originais sem influência da sociedade ocidental envolvente".

Convidados - O II Yawa contará com a participação de convidados ilustres, como lideranças de outros grupos indígenas do Acre e sul do Amazonas, grupo indígena do Peru (povo Quechua), grupo indígena da América do Norte (povo Cree - Canadá, Sioux - Estados Unidos), além de pessoas não indígenas que apoiam a questão indígena e ambiental que virão para presenciar o evento. A celebração é exclusivamente dos Yawanawa e não estará aberta ao público.

Um resgate da cultura ancestral

O Yawa, que teve sua primeira versão em 2002, a partir de uma reflexão entre as lideranças tradicionais sobre a história e a vida do seu povo na atualidade, representa para os Yawanawa, segundo Joaquim um instrumento de resgate da cultura ancestral de seu povo.

"Fizemos uma reflexão sobre o que tem mudado em nossas vidas nossos hábitos tradicionais ao longo do contato com a sociedade brasileira. Pudemos constatar que nossas danças, expressões artísticas, manifestações culturais e espirituais não foram apagadas e esquecidas da memória de nosso povo. Elas tinham sido apenas deixado para atrás, dando vaga aos costumes ocidentais trazidas pelos patrões seringalistas e missionários", enfatizou.

Para os Yawanawa, o Yawa possibilitou a descoberta de que seus valores tradicionais não haviam se perdido e representa a conecção com o mundo moderno sem perder a sua identidade cultural, além de ser uma forma de agradecimento aos espíritos da floresta.

"Decidimos então trazer de volta todos os valores inalienáveis, que nos foi dado pelo criador e que estava sendo deixado para trás. Invocamos os espíritos da floresta pelos bens que ela oferece. Não há palavras para descrever a sensação de estar presente numa roda de Mariri Yawanawá na aldeia Nova Esperança. É o contato direto com a floresta e seus habitantes", enfatizou Joaquim.

Quem são os Yawanawa

O povo Yawanawa faz parte do grupo étnico Pano, localizado na terra indígena situada no município de Tarauacá, no Sudoeste da Amazônia Brasileira. Divide seu território com o grupo indígena Katukina.

O grupo sempre viveu em seu território tradicional e o primeiro contato com os "brancos" seringalistas aconteceu por volta do século XIV, quando vieram explorar a borracha na Amazônia. O segundo contato foi com os missionários da Missão Novas Tribos do Brazil que chegaram às terras dos Yawanawa para "evangelizar" a comunidade. Por muitos anos eles foram forçados a conviver com seringueiros e missionários. Trabalharam por mais de décadas para os patrões seringalistas, sem ser remunerados e ainda tinham que conviver com todo tipo de abusos em sua própria terra. Cansados de tantas atrocidades, em 1984, o povo Yawanawa expulsou todos brancos não indígenas de seu território. Logo mais tarde, expulsaram os missionários da Missão Novas Tribos do Brazil, responsáveis por tentar apagar a sua cultura, crença e costumes tradicionais.

População

A maioria da população é composta por jovens e crianças. Diferente de outros grupos amazônicos que estão espalhados em diferentes localidades, o grupo Yawanawa é único e todos vivem na mesma comunidade.

Apesar de está localizado bem distante da zona urbana, o grupo Yawanawá sempre esteve envolvido com organizações governamentais, não governamentais e empresas privadas buscando parcerias de trabalho para melhorar a qualidade de vida na floresta desfrutando de suas festas tradicionais, rituais, costumes e língua.

Registro

Manter viva a memória do povo Yawanawá, é uma responsabilidade de todos da comunidade e faz parte de uma preocupação antiga em registrar a cultura tradicional de seus antepassados, que, ao longo do contato com a sociedade brasileira, vem sofrendo muitos processos de aculturação (casamento interétnico entre índios e brancos, grupos vivendo fora da aldeia, missões religiosas na comunidade etc.), que contrariam as normas e mudam a cultura do povo Yawanawá. (Fonte: acervo Yawanawa)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.