VOLTAR

Festival exalta resistência e tradição Tapeba, primeiro povo indígena do Ceará

Agência Cenarium Amazônia - https://aamazonia.com.br
21 de Out de 2023

21 de outubro de 2023

15:10

Adrisa De Góes - Da Agência Cenarium Amazônia
MANAUS (AM) - Jogos indígenas, apresentações culturais e rituais sagrados fizeram parte do Festival Tradicional do Povo Tapeba, no município Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará. A programação encerrou nesta sexta-feira, 20, e teve participação de 17 comunidades indígenas da etnia.

De acordo com o coordenador executivo da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minhas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Cassimiro Tapeba, a celebração é realizada há pelo menos 20 anos, a fim de fortalecer a cultura e ancestralidade deste povo.

"É um momento de fortalecimento de nossa espiritualidade, com a participação das comunidades do povo Tapeba, das escolas indígenas, entre outras organizações que têm somado com esse fortalecimento dessa festa, realizada nesse local sagrado que é o território Itapewa, o território sagrado dos pau branco", disse o coordenador executivo da Apoinme em vídeo publicado nas redes sociais.

Quem são os Tapeba?
O povo Tapeba é reconhecido como o primeiro povo indígena do Estado do Ceará. No município de Caucaia, onde vivem os pertencentes à etnia, o Poder Legislativo reconheceu o dia 3 de outubro como Dia do Povo Tapeba, data marcada pela passagem do cacique Perna-de-Pau, o primeiro desse povo.

Os Tapeba também carregam o reconhecimento do pioneirismo da reorganização da luta territorial na região. A história do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza está interligada com a trajetória de organização do Povo Tapeba a partir da década de 1980.

A etimologia da palavra Tapeba tem origem tupi, segundo acordo entre autores como Alfredo Moreira Pinto e Thomaz Pompeu Sobrinho, e constitui variação fonética de itapeva (de itá/tá, = "pedra"; e peva = "plano", "chato"), no sentido de "pedra plana", "pedra chata", "pedra polida".

Leia mais: População indígena do Brasil cresce 84% em relação ao último Censo do IBGE
Editado por Jefferson Ramos

https://aamazonia.com.br/festival-exalta-resistencia-e-tradicao-tapeba-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.