VOLTAR

Festival apresenta o melhor da culinária indígena, no Pará

Diário do Nordeste http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
16 de Jun de 2018

A exuberância da natureza e a riqueza da cultura do Pará estão especialmente em evidência, até este sábado (16). A vila de Alter do Chão, em Santarém, recebe o 1o Festival Gastronômico Cozinha Tapajós, trazendo o melhor da culinária indígena.

A realização do evento é do chef Saulo Jennings. A ideia é buscar "gerar uma verdadeira imersão culinária nos sabores típicos da Amazônia e do povo indígena Tapajós", de acordo com o Ministério do Turismo (MTur). Além disso, "compartilhar conhecimento gastronômico, com debates e intercâmbios entre profissionais e a comunidade local, valorizar e aproveitar melhor os alimentos, além de fomentar o turismo de forma sustentável" também estão entre os objetivos.

O festival foi dividido em duas partes, sendo a primeira entre 24 e 26 de maio, quando houve a seleção dos chefs locais. Os escolhidos foram Ana Mária, Zena do Carmo, Djalma de Amorim Pereira, Regina Picanço, Ana Cristina Barbosa, Jander Farias, Roger Carvalho, Alyne Carreira, Hebert Caldeira, Maria Betânia Spangemberg, Jander Farias, Débora Diniz, Ricardo Branches e Marcelo Matos. Eles serão responsáveis por comercializar pratos deliciosos pelo preço acessível de R$10 um verdadeiro deleite para o turista amante da gastronomia.

Além dos selecionados, alguns chefs nacionais e também estrangeiros participam do encontro. Os brasileiros Bel Coelho, Mara Salles, Bela Gil, Helena Rizzo, Gustavo Blanco, Neide Rigo, Roberto Smeraldi, e o peruano Pedro Schiaffino, são os profissionais que trabalharão com as delícias paraenses feitas de peixes de água doce, farinha de mandioca, tucupi, frutos e ervas típicas da região.

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/tur/online/festi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.