VOLTAR

Festa dos índios em Belém

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
Autor: Antônio José Soares
01 de Ago de 2002

A cultura indígena foi a tônica na cerimônia de abertura dos Jogos Sul-Americanos, ontem à noite, em Belém. Índios da tribo Gaviões Kwiktêjê, de Marabá, fizeram uma apresentação da Dança do fogo para os 441 atletas de 14 países que estão na capital paraense. A dança é uma tradição dos gaviões para comemorar a caça de um bicho feroz, na maioria das vezes onça pinta ou pantera. ''Essa é uma oportunidade excepcional para mostrarmos nossa cultura às pessoas de outros países, de outros estados, para que possam conhecer nossa tradição'', disse o cacique Ropré Kwiktêjê, de 36 anos, coordenador dos 10 homens e 13 mulheres.
Os índios foram convidados para a cerimônia depois que se apresentaram nos Jogos Indígenas de Mato Grosso, realizando a corrida da tora. O índio Aikapatati foi o cantor que puxou a Dança do fogo. Todos os índios estavam pintados com urucum e jenipapo, vestidos em trajes típicos para festas. Eles portavam arcos, flechas, maracás e buzinas. O governador Almir Gabriel participou da solenidade. O Pará investiu R$ 850 mil nos Jogos

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.