VOLTAR

Festa dos filhotes

O Eco - www.oeco.com.br
Autor: Laura Alves
04 de Ago de 2010

O Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil) com participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou o primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias franca passando por toda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, Unidade de Conservação de Uso Sustentável localizada entre o Balneário Rincão e o Sul de Florianópolis.

O monitoramento conseguiu registrar 37 baleias, sendo 13 pares de fêmeas com filhotes, nas regiões entre Torres (RS) e a Praia da Pinheira (SC). Os locais de maior densidade de indivíduos foram nas praias ao sul de Santa Catarina, o que é mais comum para o mês de julho. Porém, esse período é o da chegada das baleias ao litoral brasileiro registrando, geralmente, números mais baixos do que a temporada, no mês de Setembro.

"O que nos surpreendeu neste ano foi a quantidade de 13 filhotes avistados, cerca de 30% do total contabilizado neste primeiro sobrevoo. Esta é a proporção que geralmente é registrada em setembro, quando a maioria das francas que estão em nosso litoral já deram à luz. Nossa estimativa é de que as baleias franca que visitaram o litoral brasileiro em 2007 retornem neste ano já com novos filhotes, em um novo ciclo reprodutivo. Isto representa um número de aproximadamente 100 baleias franca esperadas para 2010", explicou a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil), Karina Groch.

O programa, iniciado em Julho continua até novembro, período em que as baleias francas saem da costa brasileira para se alimentarem em áreas próximas à Antártida. O monitoramento informa sobre a posição, a velocidade e a direção de deslocamento dos cetáceos na área próxima a Imbituba, para evitar que baleias entrem na Área de Segurança ( raio de 2km a partir do bate-estacas). Nesse trabalho o PBF se distribui em três pontos de observação: Morro do Farol, na encosta oposta ao Porto de Imbituba e o terceiro ponto no costão Sul da Praia da Ribanceira.

http://www.oeco.com.br/salada-verde/24243-monitoramento-de-baleias-fran…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.