VOLTAR

Fernando de Noronha monitora piscinas naturais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
16 de Jun de 2014

O Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha abriga várias piscinas naturais. Algumas delas ficam em ambientes muito delicados e exigem atenção maior para que se mantenham preservadas. Por isso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está realizando na Unidade de Conservação (UC) estudos e manejos da visitação. Formadas na maré baixa, as piscinas naturais são ambientes recifais que funcionam como berçários da vida marinha. Possuem uma grande variedade de peixes, algas e corais.

A analista do ICMBio, Rossana Santana, explicou que o trabalho começou com o levantamento da capacidade de carga, ou seja, do número de visitantes que cada piscina pode receber. "Com esse estudo em mãos, passamos a colocar em prática algumas regras de visitação. Esse trabalho está sendo aprimorado a cada dia com o objetivo de preservar da melhor forma possível e melhorar cada vez mais a experiência do visitante", disse.

Anne Costa, bióloga e voluntária do ICMBio, ressaltou que esse trabalho é importante para a manutenção do equilíbrio natural desses ambientes. "Em Noronha, atualmente realizamos o monitoramento das piscinas catalogando as espécies encontradas e analisando a saúde dos corais. Assim, podemos estimar o impacto ambiental da visitação, tomar decisões mais acertadas sobre novas regras ou normas de conduta que devem ser adotadas e saber se o manejo atual é bem sucedido", explicou.

A importância dos ambientes recifais

Os ambientes recifais são os ecossistemas com a maior biodiversidade na área marinha. Realizam complexas relações ecológicas importantes para diversos organismos marinhos. Eles são a base da cadeia alimentar e preservar esses locais é importante para a manutenção da vida de muitas espécies, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como as tartarugas marinhas. Além disso, funcionam com a área de proteção e alimentação para várias espécies de peixes e invertebrados.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4864-fernando-de-n…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.