VOLTAR

Feira vai mostrar resultados da economia sustentável

Página 20-Rio Branco-AC
13 de Set de 2002

Organizadores estimam mais de 10 mil pessoas nas vitrines de negócios

Chocolate fabricado com caroço de cupuaçu, sapatos fabricados com couro vegetal e um projeto acreano de sustentabilidade rural que foi premiado na Rio+10. Produtos, serviços e projetos que serão expostos para o Brasil e o mundo na Amazontech, um megaevento a ser realizado em Rio Branco entre os dias 18 e 22 de setembro, com entrada gratuita para a população.

Cerca de R$ 1,5 milhão foi investido no evento que será realizado pelo Sebrae, Embrapa, governo do Estado, Universidade Federal do Acre (Ufac), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério de Ciência e Tecnologia. O pavilhão será climatizado. A temperatura não deverá passar de 20o graus, num espaço de 1,700 metros quadrados que está em fase final de construção no Centro Empresarial Sebrae para sediar a Amazontech.

O evento, itinerante, será realizado em todos os Estados que integram a Amazônia Legal. A Amazontech, evento que trará tecnologia e negócios sustentáveis para a Amazônia, está em sua segunda edição. A primeira foi realizada em Roraima.

Revolução - A feira faz parte das comemorações do Centenário da Revolução Acreana, segundo o superintende do Sebrae, Orlando Sabino, esse o objetivo principal da feira. Mais de cem pessoas estão envolvidas na montagem da infra-estrutura e preparação da feira.

Segundo Orlando Sabino, cerca de 10 mil pessoas devem circular no evento. A estimativa é de que R$ 15 milhões sejam movimentados em Rio Branco. Da construção civil ao cerimonial, 49 setores econômicos estão envolvidos.

Evolução da tecnologia promete causar impacto nos visitantes

"Nossa expectativa para o evento é, sem dúvida a melhor possível. Não só com a feira de negócios, mas, com o processo de discussão da Amazônia e com as tecnologias que serão apresentadas no evento. Queremos debater com a sociedade propostas de desenvolvimento para o Estado além de trazer a tecnologia para promover negócios sustentáveis", comenta Sabino.

Satisfação - Segundo o superintendente do Sebrae, a feira é apenas uma opção da Amazontech. Uma ampla programação acontecerá paralelamente, com apresentações culturais, artistas da terra, feirinha de comidas típicas e artesanato.

"Estamos satisfeitos com os resultados obtidos até aqui embora as dificuldades tenham sido muitas. O empenho de cada entidade parceira no evento está sendo muito alto e todos investiram muito. Um exemplo é a Embrapa, que deslocou unidades de pesquisa de diversas regiões do Brasil para o Acre. Esperamos entre 400 e 500 mil pessoas de outros estados que devem vir participar do evento", acrescentou Sabino.

Palestras e rodadas de negócios buscarão parcerias comerciais

O reitor da Ufac, Jonas Filho, ressaltou que o órgão que dirige, um dos parceiros da Amazontech, apresentará experiências na instituição, oferecendo-as aos empresários e ao governo para que as transformem em políticas públicas.

"A Amazontech nos dará possibilidade de mostrar nossas experiências e pesquisas nas áreas de tecnologias de alimentos, ciências agronômicas e biológicas. Nosso caráter não é comercializar, mas servir de exemplo", acrescentou ele.

Grátis - O reitor ressaltou que as expectativas da universidade são grandes com relação ao evento. "Não apenas pela participação da Ufac, mas pelo Estado e pelas parcerias. Esperamos que o balanço final seja maior que nossa expectativa", disse.

Além do Centro Empresarial Sebrae, os eventos da Amazontech serão realizados na sede da Federação da Indústria e Comércio do Acre (Fieac), Sebrae Centro, Ufac e Embrapa. Pesquisadores e técnicos das instituições parceiras estarão oferecendo gratuitamente 48 palestras, rodadas de negócios e projetos, 4 cursos técnicos, 10 cozinhas experimentais (cursos), e três seminários.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.