VOLTAR

Feira Indígena começa a partir desta quinta-feira

Portal Amazônia
29 de abr de 2008

MANAUS - Começa nesta quinta-feira, 01 de maio, mais uma edição da Exposição Indígena Pú Kaa – Mãos da Mata. A feira é uma realização da Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Local (Semdel).

A exposição indígena reúne, todos os meses, na Praça da Saudade, 17 etnias, entre elas, os tikuna, sateré-mawé e munduruku. Artesanato, comidas, bebidas, rituais, pintura corporal e música, tudo pode ser encontrado na Pú Kaa.

O diferencial da exposição é que ela é toda coordenada pelos próprios indigenas. A feira é realizada até domingo, 04, das 14h às 22h.

Breve histórico

A primeira Exposição Indígena Pú Kaa - Mãos da mata foi realizada em fevereiro de 2006, na praça da Saudade, Centro de Manaus. O objetivo maior é promover o empreendedorismo indígena, gerando trabalho e renda aos expositores, além de dar oportunidade para que eles também mostrem sua arte e cultura.

Representantes de 17 etnias participam da feira. As etnias são: Apurinã, Arapaso, Baniwa, Baré, Desano, Kambeba, Kokama, Munduruku, Pira-Tapuya, Sateré-.Mawé, Tariano, Tikuna, Tukano, Wanano, Wai-Wai e Wapixana.

Na exposição, o público pode conferir além do artesanato dos diferentes povos da Amazônia, a gastronomia típica com pratos como o peixe assado com tucupi, saúva frita com chibé e bebidas como o caxiri de pupunha e o tarubá de mandioca, entre outros.

A exposição tem um diferencial interessante: ela é toda realizada pelos próprios indígenas: o apresentador é indígena, o som ambiente é de cds gravados por grupos ou cantores indígenas, a comida, a bebida, entre outros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.