VOLTAR

Feijao transgenico: 3 anos para conclusoes

OESP, Geral, p.A13
13 de Mar de 2004

Feijão transgênico: 3 anos para conclusões
FABÍOLA SALVADOR
BRASÍLIA - A Embrapa usará uma área de 45 metros quadrados para plantar em campo o primeiro experimento de feijão modificado geneticamente resistente ao vírus do mosaico dourado. A área é pequena para evitar o escape de material. Como medida de segurança, em torno do experimento a empresa cultivará feijão e milho convencionais. O anúncio foi feito ontem depois de a empresa receber autorização do Ibama para plantio.
O pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Josias Faria, disse ser necessário um período de três anos para comprovar a segurança ambiental do feijão transgênico. O órgão fará testes em vários pontos do Brasil. "Se o resultado da pesquisa for positivo, teremos uma economia de inseticidas e menor poluição do meio ambiente. A produtividade das lavouras da agricultura familiar pode crescer de 500 quilos por hectare para 1.500 quilos", previu o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Amauri Dimarzio.
A Embrapa agora espera autorização para pesquisa de campo com batata transgênica resistente ao vírus do enrolamento. A praga reduz a produtividade.

OESP, 13/03/2004, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.