VOLTAR

FCT conclui instalação do Museu dos Povos Indígenas

Secretaria da Comunicação do Tocantins - http://secom.to.gov.br/
Autor: Caroline Spricigo
16 de Jun de 2010

Os técnicos de museus da Fundação Cultural do Tocantins e a equipe da museóloga Célia Cursino estarão, no período de 18 a 21 de junho, no município de Formoso do Araguaia para concluir a instalação do Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal, Javaé e Karajá - Yny Heto.

A equipe técnica fará a montagem da exposição de longa duração e do mobiliário do Museu instalado no prédio, localizado no centro histórico de Formoso do Araguaia e que abrigou, na época de formação da cidade, em 1971, o primeiro posto de saúde do município.

O museu será adornado com pinturas tradicionais do povo Iny, contará com um acervo de peças produzidas pelos próprios artesãos Javaé e Karajá e também com um material sobre a história e os aspectos culturais do município de Formoso do Araguaia.

Para melhor gestão, conservação e manutenção do Museu, a Fundação Cultural e a Prefeitura de Formoso celebraram um Termo de Cooperação, que estabelece à FCT a responsabilidade gerir, conservar, manter, registrar e cadastrar o acervo do Museu; prestar assessoramento técnico museológico e museal. À Prefeitura de Formoso do Araguaia caberá administrar e conservar o prédio, sua infraestrutura e recursos humanos para o funcionamento do mesmo. O Termo de Cooperação terá vigência até o dia 31 de dezembro de 2012, podendo ser prorrogado. (Caroline Spricigo)

http://secom.to.gov.br/noticia/do-rss/31108

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.