VOLTAR

Fazendeiros reagem a invasões indígenas

Correio do Estado-Campo Grande-MS
Autor: Edivaldo Bitencourt e Gerson Oliveira
28 de Ago de 2003

Acusado pelos índios de estar armado, Leonel Brito, irmão do presidente da Famasul, é agredido pelos terenas que invadiram sua fazenda

Os produtores rurais de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti reagiram ontem contra as invasões de propriedades por cerca de 800 índios terenas. Eles acamparam e bloquearam uma rodovia. Durante quatro horas, cerca de 200 indígenas fizeram reféns o ex-secretário estadual de Obras e de Fazenda e candidato a governador em 1998, Ricardo Bacha, de 54 anos, a sua mulher, filho e outros pecuaristas.

A chegada de Bacha à sua propriedade, a Fazenda Buriti em Sidrolândia, foi tensa. Bastante nervosa, a sua esposa, a psicológa e pecuarista Jussimara Bacha, chorou e discutiu com os índios. O ex-secretário chegou a ter uma faca apontada para ele durante o clima mais tenso no local. Outros produtores rurais foram rendidos e agredidos pelos índios, como Leonel Brito, 40, proprietário da Fazenda Lindóia e irmão do presidente da Famasul, Leôncio Brito, e Guilherme Curado, 50, da Fazenda São Sebastião.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.