VOLTAR

Fax com exoneração faz índios desocuparem Funai Dourados

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=276704
Autor: Denis Matos
17 de Dez de 2009

De acordo com um dos líderes guarani-kaiowá que ocupam a sede da Funai em Dourados, a presidência do órgão enviou um fax com a exoneração da administradora regional, Margarida Nicoletti.

O documento diz que o ato de exoneração será cumprido no dia 31 de dezembro. O líder guarani-kaiowá Ava Taperendy'i avisou que os índios ficarão acampados em frente ao prédio até que isto ocorra e a nova administração tome posse.

No momento, há 300 indígenas ocupando a Funai de Dourados. Agentes da Polícia Federal também estão no prédio.

De acordo com Ava Taperendy'i, os índios irão desocupar o prédio até o fim da tarde.

Ocupação - Os índios terenas e guarani-kaiowá invadiram o prédio da Funai, na manhã desta quinta-feira. Funcionários do órgão e um jornalista foram mantidos reféns. Após negociação com delegado da PF, foram todos soltos.

Policiais federais, policiais militares e uma equipe do Corpo de Bombeiros cercaram no local. Alguns índios estavam com cordas no pescoço e ameaçavam cometer suicídio coletivo em caso de tentativa de desocupação. A pista da Avenida Marcelino Pires em frente ao prédio foi interditada.

Os índios estão acampados em uma praça em frente ao prédio da Funai desde o dia 7 de novembro. Eles querem a demissão de Margarida Nicoletti, mas a presidência do órgão se recusava a atender a exigência.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.