VOLTAR

FAS e Inpa assinam acordo para capacitação de ribeirinhos

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/
21 de Nov de 2013

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) assinaram, na manhã desta quarta (20), um acordo de cooperação técnica que beneficiará aproximadamente 200 ribeirinhos.

O acordo, assinado pelo superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana, e o diretor do Inpa, Adalberto Val, no Centro de Formação Maromba, Zona Centro-Sul, é voltado à promoção de tecnologias sociais em unidades de conservação (UCs) atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF).

FAS e Inpa produzirão um projeto na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em tecnologias sociais adaptadas à realidade das comunidades.

O convênio prevê a implementação de um programa para a capacitação de cerca de 200 ribeirinhos em diversas tecnologias para a geração de trabalho e renda. Serão ensinadas técnicas de defumação caseira de pirarucu, de produção de briquetes a partir de resíduos florestais, do uso de buriti para a fabricação de objetos de alta resistência e do reaproveitamento de pequenos pedaços de madeira em novas ferramentas.

"É um projeto que busca aproximar das comunidades todo o desenvolvimento científico que temos em torno do na Amazônia", destacou Virgílio Viana.

Serão implantadas duas Unidades Demonstrativas nas reservas, contemplando 12 unidades para desinfecção de água, além de duas unidades para a criação de peixes em canal de igarapé.

http://acritica.uol.com.br/noticias/Fundacao-Amazonas-Sustentavel-Inpa-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.