VOLTAR

Famílias quilombolas ameaçadas no Maranhão

Anistia Internacional - http://anistia.org.br/
23 de Ago de 2012

Quilombo Pontes enfrenta uma situação dramática, seus moradores estão ameaçados de morte por homens armados e suas plantações foram devastadas pelos rebanhos dos fazendeiros que querem expulsá-los das terras. Terras que foram reconhecidas judicialmente como comunidade quilombola em dezembro de 2011. As autoridades não agiram para garantir a integridade de suas terras.

Os homens armados foram contratados por fazendeiros locais que tentam expulsar a comunidade de suas terras. As plantações e casas da comunidade foram destruídas e seus membros sofrem para conseguir alimentos para suas famílias.

A comunidade Quilombo Pontes, junto com a comunidade vizinha Salgado, desde muito tempo vem sofrendo ameaças e perseguição dos proprietários de terra vizinhos. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Estado do Maranhão se tornou foco de violência relacionada ao acesso à terra, com mais de 200 focos de conflito por terra em 2011 e mais de 100 líderes comunitários recebendo ameaças de morte.

A Anistia lançou uma Ação Urgente de apoio à comunidade pontes. Veja detalhes de como ajudá-los aqui (http://anistia.org.br/direitos-humanos/blog/a%C3%A7%C3%A3o-urgente-quil…).

http://anistia.org.br/direitos-humanos/blog/fam%C3%ADlias-quilombolas-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.