VOLTAR

Família indígena viaja 2 dias para triagem da Operação Sorriso

G1 - www.g1.globo.com
10 de Ago de 2015

Uma família de índios da etnia Munduruku, que mora próximo ao município de Jacareacanga, sudoeste do Pará, viajou dois dias de barco até Santarém para, nesta segunda-feira (10), participar da seleção realizada pela Operação Sorriso, projeto que realiza cirurgias corretivas de fissura palatina ou lábio leporino.

Graciano Karo e sua esposa Maria Karo trouxeram a filha de 1 ano para tentar a cirurgia. "Nós moramos na aldeia Santa Maria, muito longe de Jacareacanga e também daqui da cidade, mas isso era uma vontade de nossos irmãos e por isso estamos aqui para tentar a cirurgia para a nossa filha", contou Maria.

De acordo com a organização, 180 pacientes participaram da triagem realizada pela Operação Sorriso, nesta segunda-feira, na Casa da Criança; e desse total, 65 pacientes devem ser selecionados para passar por cirurgia entre quarta-feira (12) e sábado (15). No dia 19 de agosto, os pacientes que forem submetidos a cirurgia passarão pela avaliação pós-operatória para avaliar o resultado da operação e receber orientações referentes a tratamentos complementares.

Voluntários de várias cidades do Brasil participam da ação. São 55 profissionais, entre médicos, dentistas e técnicos em saúde bucal.

De acordo com a coordenação, os pacientes que estiverem na triagem passarão por procedimentos de avaliação para que sejam selecionados. A maioria dos beneficiados é do público infanto-juvenil, mas em alguns casos há também adultos que nunca tiveram a oportunidade de passar por cirurgia para corrigir a fissura palatina ou lábio leporino.

Operação Sorriso

A Operação Sorriso é uma organização médica não governamental e sem fins lucrativos fundada na cidade de Norfolk, na Virgínia, Estados Unidos, em 1982. A instituição trabalha com crianças que possui lábio leporino, oferecendo cuidados médicos como a cirurgia reparadora, em todo o mundo.

Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso já transformou a vida de mais de 220 mil pessoas ao redor do mundo. Em dezoito anos, já foram realizados mais de 87 mil exames e avaliações especializadas e mais de 6 mil procedimentos cirúrgicos gratuitos em 13 estados brasileiros. Trata-se de um procedimento relativamente rápido que em casos mais delicados pode durar até 45 minutos.

Além das cirurgias, a Operação Sorriso treina profissionais locais, médicos residentes e novos voluntários no atendimento aos fissurados, para torná-los aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Ortodontia.
Em oito edições realizadas em Santarém, a Operação Sorriso Brasil beneficiou 528 pessoas com cirurgias corretivas. Ao todo, foram 1.253 atendimentos.

http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/08/familia-indigena…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.