VOLTAR

Família desafia Funai a provar propriedade índia

O Globo (Rio de Janeiro-RJ)
11 de Dez de 1979

A família Vilella, dona da Fazenda Xapelodo, em grande parte localizada na reserva da Bodoquena, desafiou ontem a Funai a provar que existe um cemitério indígena na área em litígio, o que garantiria sua propriedade aos Kadiwéu.

A demarcação dos índios Xavante, que dependia apenas da autorização da Presidência da República, foi adiada devido à nova política da Funai de consultar os governos estaduais, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DER), antes de qualquer decisão.

Conselheiro da OAB em Alagoas, depois de constatar in loco a situação dos 850 Xucuru-Kariri no município de Palmeira, declarou que o alegado título de domínio das terras por parte da Prefeitura local não tem nenhum valor jurídico.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.