VOLTAR

FAMASUL leva a Roraima problemas indígenas de MS

MS Notícias - www.msnotícias.com.br
31 de Jul de 2008

A diretora tesoureira da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Lizete Brito, o presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Recovê, Pio Silva, o presidente do Sindicato Rural de Amambaí, Christiano Bortolotto, e outros produtores da região do Conesul de Mato Grosso do Sul, seguem na próxima sexta-feira (1o) para Boa Vista (RR). Entre os dias 2 e 4 de agosto, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura de Roraima promovem o I Seminário Nacional de Produtores Rurais e Desenvolvimento Sustentável em Áreas Fronteiriças.

Além da visita às propriedades da região Raposa Serra do Sol, o evento contará com palestras do consultor Denis Rosenfield, ex-Ministro Francisco Rezek, e com a participação do jornalista Alexandre Garcia, do presidente da CNA, Fábio Meirelles. O objetivo da comissão é conhecer a realidade do que ocorreu aos produtores rurais de Roraima, que vão perder suas propriedades, consideradas áreas indígenas. "É uma preocupação que temos em relação a MS. Se nada for feito, poderemos ser uma Raposa Serra do Sol", comentou o presidente da Comissão Estadual de Assuntos Indígenas e Fundiários da FAMASUL, Dácio Queiroz, na última terça-feira (29), na mobilização dos produtores no Sindicato Rural de Dourados.

A comitiva de MS que segue para Roraima mostrará as ações no Estado para prevenir que as Portarias da Fundação Nacional do Índio tome todo o Conesul dos produtores rurais e da sociedade da região. Em Dourados, pelo menos 200 pessoas estiveram no Sindicato Rural. Além do presidente do Sindicato Rural, Issao Iguma, e alguns políticos, participaram também da reunião, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara dos Dirigentes Lojistas e representantes de outros segmentos.

Nesta quarta-feira (30), a comissão de membros da FAMASUL, que está mobilizando prod! utores r urais da região, segue para Iguatemi, onde fará uma apresentação das Portarias e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), as 18 horas. Na quinta-feira (31), os representantes estarão em Ponta Porã, e participam da reunião promovida pela Associação dos Municípios de MS (Assomasul), às 10 horas, na prefeitura do município.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.