VOLTAR

Falta horário na agenda para receber acampados

CB, Brasil, p. 11
14 de Mar de 2007

Falta horário na agenda para receber acampados

Hércules Barros
Da equipe do Correio

Há dois dias na capital, os integrantes da Articulação do São Francisco Vivo, que montaram acampamento em frente à Torre de TV, não conseguem ser recebidos pelas autoridades federais. Ontem, o dia foi marcado por uma peregrinação sem sucesso pela Esplanada dos Ministérios. Depois de marchar do acampamento até o Palácio do Planalto e ficar mais de três horas sob forte sol, um grupo de 200 manifestantes não conseguiu ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles foram orientados por assessores do presidente a procurar o Ministério da Integração. À tarde, a reunião marcada com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi adiada para hoje, mas sem confirmação de horário.

A previsão para os pedidos de audiências no Ministério do Meio Ambiente (MMA) e no Tribunal de Contas da União (TCU), também para hoje, não é favorável. Os assessores da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do presidente do TCU, Walton Alencar Rodrigues, não confirmaram a agenda com os representantes. A expectativa agora é de que à tarde o grupo participe de uma audiência pública no Ministério Público Federal. No Supremo Tribunal Federal (STF), representantes do acampamento também esperam ser recebidos pelos ministros César Peluso e Ricardo Lewandowski.

Enquanto aguardam a confirmação das reuniões, os manifestantes preenchem o tempo com programação cultural no acampamento, que deverá ser desmontado na sexta-feira. Distribuídos em barracas de lona, enfrentam o calor do cerrado. A Administração de Brasília instalou no local 20 banheiros químicos e canos usados como chuveiros. A alimentação foi doada pelos próprios integrantes do movimento nos estados.

Ontem um grupo de deputados do Nordeste se reuniu com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. No encontro foi sugerida a criação de uma frente parlamentar em defesa do rio.

Amanhã, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara deve dar voz ao grupo na audiência para debater o projeto de transposição. Entre as autoridades convidadas, é esperada a presença do ministro da Integração Nacional, Pedro Brito do Nascimento; do bispo da diocese de Barra (BA), dom Luiz Cappio; e do pesquisador João Suassuna.

CB, 14/03/2007, Brasil, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.