VOLTAR

Falta de chuvas na região amazônica é causada pelo El Niño

Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/
Autor: Bianca Paiva
27 de Jan de 2016

O inverno amazônico começou em dezembro, mas a chuva que é muito constante nesse período não está caindo. Em Manaus, a população reclama do sol quente e do calor.

A temperatura média está em 33 graus e meio, quando deveria estar em 31 graus, segundo o Sipam, o Sistema de Proteção da Amazônia. A média de chuvas está em 120 milímetros, muito abaixo do esperado para o período, que é 270 a 300 milímetros.

Quem trabalha nas ruas como o motoboy Damião Bezerra sofre com a temperatura alta.

Segundo o meteorologista do Sipam, Lucas Mendes, a falta de chuvas é provocada pelo fenômeno El Niño, que está influenciando o clima em todo o Brasil.

A previsão é de que o El Niño continue atuando na região norte até abril. Em Manaus, de acordo com o Sipam, haverá chuvas intercaladas com vários dias de sol e temperaturas altas.

O superintendente do CPRM, Serviço Geológico do Brasil, Marco Antônio Oliveira, explica que as chuvas abaixo da média provavelmente vão refletir no nível dos rios no período.

O superintendente informou ainda que o primeiro alerta de cheias para a região norte será divulgado pelo CPRM no dia 31 de março. Esse boletim vai trazer mais precisamente a previsão da magnitude das cheias em 2016.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-01/falta-de-chu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.