VOLTAR

Falece a anciã Quitéria Maria, do povo Pankararu (Pernambuco)

Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4319&eid=345
07 de dez de 2009

Faleceu no dia 6 de dezembro, em Paulo Afonso (Bahia), a anciã do povo Pankararu, Quitéria Maria de Jesus. Ela foi uma das primeiras mulheres a se destacar na luta pelos direitos dos povos indígenas do Nordeste. Há três meses, Quitéria, que era diabética, sofreu um derrame. Desde então sua saúde piorou. No dia 2 de dezembro, ela foi internada em virtude de complicações decorrentes da diabetes. Quitéria tinha mais de 70 anos. Deixou 7 filhos e dezenas de netos e bisnetos.

Ela foi liderança política e religiosa de seu povo, sempre batalhando pela terra tradicional Panakararu - Brejo dos Padres - perto do município de Jatobá, em Pernambuco. Quitéria será enterrada, nesta segunda-feira, às 16h, na Aldeia Brejo dos Padres, onde vivia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.