VOLTAR

Faer realiza reunião para discutir problemas fundiários do Estado

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: JÂNIO TAVARES
25 de Jan de 2004

A Comissão de Assuntos Fundiários e Indígenas da Federação da Agricultura do Estado de Roraima - Faer se reuniu na manhã de ontem na sala de reuniões da instituição, com diversos representantes das classes indígenas e alguns participantes do Movimento Pró-Roraima para discutir novas metas que tratam da questão fundiária no Estado.
O evento contou com a participação do engenheiro agrônomo, Agamenon da Silva Menezes, membro da Comissão Fundiária do Pará, que veio apresentar através de depoimentos as conquistas alcançadas pela Comissão com relação à revisão feita pelo Ministério da Justiça que demarcou a Reserva Indígena Baú, localizada em seu Estado com redução de 17% da área pretendida.
Segundo o presidente da Faer, Sílvio Silvestre Carvalho, a Comissão Técnica de Assuntos Fundiários e Indígenas foi criada através da portaria de no. 0001/2003, que é composta por vários produtores rurais do Estado. Ela tem como objetivo, manter um fórum permanente de debate para discutir, analisar e apresentar melhores sugestões aos produtores rurais através de associações, cooperativas e sindicatos.
"Elaboramos um parecer denominado "Roraima hoje um Estado Virtual" , onde foram realizadas diversas pesquisas fundiárias desde a Raposa/Serra do Sol e Reserva São Marcos, até os assentamentos feitos pelo Incra no sul de Roraima, no qual queremos provar através do mapeamento, que há um equívoco na grande distribuição de terras", afirmou o presidente.
PARÁ - Agamenon explicou que o problema com relação à demarcação pode ser resolvido da mesma forma que foi no Estado do Pará, pois o processo de homologação estava em última instância e tanto brancos como índios estavam revoltados com o problema.
"A situação é muito parecida com a de meu Estado, onde também tivemos o apoio de várias lideranças indígenas. Está mais do que provado que o interesse maior é das Ongs internacionais e não dos nativos", afirmou o engenheiro, comentando também que os índios da região ficaram satisfeitos com a nova demarcação no Pará.
PARECER - Através de uma reunião que será realizada hoje no Instituto Superior de Segurança e Cidadania (ISSeC), a partir das 10h, a Comissão entregará o parecer ao Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), criado pela presidência da República, responsável pela avaliação das áreas demarcadas. "No documento conta todos os estudos realizados pelo grupo nas áreas de terras do Estado", concluiu Carvalho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.