VOLTAR

Faculdade Indígena e Intercultural tem cinco novas publicações

O Documento - http://www.odocumento.com.br/
27 de Mar de 2012

A Faculdade Indígena Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou neste mês de março cinco novas publicações produzidas por professores, alunos e egressos. Quatro livros pertencem a Série "Práticas Interculturais": o volume 13, "Vida e Meio Ambiente"; os volumes 14 e 15, "Cultura e Sociedade"; o volume 16, "Roças", e o quinto livro é uma produção na língua materna Paresi, destinado a alfabetização.

O livro na língua Paresi, de autoria dos professores Roni Valter Paresi e Elias Januário, recebe o título "Zozoiterô: Para aprender a ler a escrever na língua Paresi". Segundo Elias Januário, esta é uma experiência nova e quer servir como uma ferramenta pedagógica para a educação escolar dentro de uma abordagem interdisciplinar. "A intenção com essa publicação é permitir que os indígenas primeiro sejam alfabetizados na língua materna e depois na língua portuguesa", diz Elias Januário.

As publicações da Unemat, por meio da Faculdade Indígena, têm quatro séries: Experiências Didáticas, Práticas Interculturais e Institucional e Periódicos, e seguem uma política de valorizar as culturas e saberes indígenas. Os livros publicados não são comercializados, mas distribuídas para escolas indígenas e não indígenas, universidades nacionais e internacionais a fim de socializar os conhecimentos produzidos dentro da academia.

http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=388831

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.