VOLTAR

Fábrica do Fogão Geralux entra em funcionamento até o final do ano

Agência de Notícias do Acre - www.agencia.ac.gov.br
07 de Jul de 2008

A Comissão da Política de Incentivos às Atividades Industriais no Estado do Acre (Copiai) aprovou a concessão de terreno para instalação da Enderger Ltda, que irá produzir, no Parque Industrial de Rio Branco, o Fogão Geralux, mini-usina que ao mesmo tempo cozinha e produz eletricidade. A fábrica deverá entrar em funcionamento até o final deste ano, segundo prevê César Dotto, presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac). Pelo menos 300 unidades ao mês serão produzidas na sede Enderger.

O fogão não utiliza caldeira, o que simplifica sua construção e reduz riscos de acidentes e está sendo utilizado experimentalmente por famílias da Reserva Extrativista Chico Mendes. "A experiência tem sido bem-sucedida", avaliou Nadma Farias, do Programa Luz Para Todos, que deverá incorporar o fogão para levar eletricidade alternativa às comunidades isoladas do Estado.

O vapor gerado no trocador de calor é transformado em energia mecânica e, a seguir, elétrica. A energia é armazenada em uma bateria comum de automóvel - cerca de 30% de sua carga é suficiente para a iluminação da residência em um período de 4 a 5 horas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.