VOLTAR

FAB transporta criança indígena para cirurgia urgente

Força Aérea Brasileira - FAB - www.fab.mil.br
04 de Ago de 2015

A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou, no último sábado (01/08), uma criança indígena vítima de acidente com uma roçadeira na tribo Marauiá, localizada na fronteira com a Venezuela, a cerca de 850 km de Manaus (AM). A pequena Maria Ivani Yanomami, nove anos, teve três dedos da mão direita comprometidos e precisou ser resgatada com urgência para evitar uma infecção.

O helicóptero H-60 Black Hawk do Esquadrão Harpia (7o/8o GAV), sediado em Manaus (AM), pousou na aldeia e levou a criança com o acompanhante para receber atendimento dos médicos da Organização não governamental (ONG), Expedicionários da Saúde, que estão no Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro em Maturacá (AM). A paciente passou por cirurgia e passa bem.

"Para mim é uma grande satisfação poder ajudar outras pessoas", declarou o Tenente José Ivan Pedroza, da FAB, um dos integrantes da tripulação do helicóptero. Ele precisou levar a menina nos braços até o atendimento médico.

O cirurgião plástico Fábio Paganini foi o médico responsável pela operação da menina. Segundo ele, a ajuda do Black Hawk e a rapidez do resgate foram fundamentais. "Ter tido o pronto atendimento foi importante porque nós conseguimos preservar parte do dedo, o que vai manter a função da mão. Além de termos prevenido infecção. Quanto mais rápido, melhor", explicou.

Cidadania

Para o presidente da Expedicionários da Saúde, o médico Ricardo Afonso Ferreira, a Expedição Yanomami na região conhecida como Cabeça do Cachorro evita o transporte de pacientes por grandes distâncias. A menina ferida na mão, por exemplo, teria que ser transportada até Boa Vista (RR).

De acordo com o médico, o atendimento de saúde no local marca presença do Estado. "Vai dar cidadania para esse indivíduo. Além de ser um Yanomami ele vai ter orgulho de ser brasileiro", resumiu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.