VOLTAR

FAB realiza quase 400 atendimentos em comunidade indígena no Amazonas

Agência Força Aérea/Força Aérea Brasileira - FAB - www.fab.mil.br
20 de Mai de 2013

A Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu, nos dias 18 e 19 de maio, uma Ação Cívico-Social (Aciso), na comunidade indígena Itacoatiara, em São Gabriel da Cachoeira (850 km de Manaus). Na ocasião, foram realizados 177 atendimentos médicos, nas especialidades de pediatria, dermatologia e clínica médica. Também foram feitos 211 procedimentos odontológicos em 72 pacientes.

Para a realização da Aciso, a equipe da FAB levou medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antiparasitários e antialérgicos. "Entre os problemas de saúde mais frequentes estavam as doenças de pele, decorrentes de picadas de mosquito, do clima local e de fungos, e infecções de vias aéreas superiores - gripes e resfriados - ocasionadas por poeira, vírus e agentes externos", informou a Tenente-Medica Carolliny Medina.

As famílias moradoras de Itacoatiara, provenientes das etnias Banwia, Wanano e Tucano, receberam ainda orientações dos dentistas sobre higiene bucal. A equipe da Aeronáutica também levou à comunidade 20 caixas de kits odontológicos, com escovas e pastas de dente e panfletos com explicações sobre saúde bucal.

"Ficamos alegres em ver a equipe chegando cheia de materiais e de medicamentos", disse o índio Lucas Cardoso Garrido, morador da comunidade.

A Aciso, realizada pela FAB, faz parte das atividades da Ágata 7, Operação conjunta realizada pela Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Aeronáutica, coordenada pelo Ministério da defesa (MD).

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/14993/%C3%81GATA%207%20%E2%80%93%…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.