VOLTAR

Extintas no RJ, duas jacutingas nascem no zoológico do Rio

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
Autor: Sabrina Rodrigues
05 de Fev de 2019

Extintas no RJ, duas jacutingas nascem no zoológico do Rio
05 fevereiro 2019 18:29

Sabrina Rodrigues

Biólogos e veterinários do Zoológico do Rio de Janeiro (RioZoo) comemoram o nascimento de dois filhotes de jacutinga (Aburria jacutinga), ave extinta no estado. As duas aves nasceram em dezembro do ano passado e acabam de ser integrados ao viveiro do zoo.

É a segunda vez que ocorre a reprodução em cativeiro da jacutinga no RioZoo, só que dessa vez a incubação foi feita artificialmente. Durante 28 dias, os filhotes ficaram incubados em uma chocadeira artificial e receberam cuidados humanos, uma vez que os pais não conseguiam fazer esse processo naturalmente.

Os filhotes - que ainda não possuem nomes, pois até o momento não dá para saber se são fêmeas ou machos - ficaram no berçário por um tempo até conseguirem voar sozinhas. Agora foram transferidas para o recinto definitivo. "A reprodução em cativeiro é um importante fator sobre o bem-estar animal. O RioZoo tem investido na pesquisa e conservação de várias espécies, além da educação ambiental. Ao conhecerem a biodiversidade da fauna, as atuais gerações e as futuras poderão conservar", afirma Fernando Menezes, diretor do Zoológico do Rio.

Típicas da Mata Atlântica, as jacutingas foram extintas no estado do Rio de Janeiro por causa da caça predatória ao longo do tempo. Atualmente, só se encontram livres na natureza em um único município do estado, em Cachoeiras de Macacu,

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.