VOLTAR

Extinção ameaça um quarto de todas as espécies vivas

FSP, Ciências, p. A14
07 de Out de 2008

Extinção ameaça um quarto de todas as espécies vivas

DA FRANCE PRESSE

Um quarto de todas as espécies existentes pode estar em algum grau de risco de extinção. É o que afirma um estudo divulgado ontem no encontro da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), em Barcelona. Apesar de não avaliar a situação de todos os seres vivos do planeta, a pesquisa analisou grande parte deles.
O autor da estimativa, Jonathan Baillie, da Sociedade Zoológica de Londres, projetou os números a partir da chamada lista vermelha, o documento anual da IUCN que avalia o estado de alguns grupos específicos de seres vivos, como aves, mamíferos, anfíbios e algumas plantas.
Após escolher algumas amostras aleatoriamente e fazer a projeção, o cientista, apresentou seus números. "A idéia de que uma em cada quatro espécies do mundo possa estar ameaçada não parece disparatada", disse. "Não sabemos ainda, porque não avaliamos grupos de invertebrados e de algumas plantas. Mas já começamos."
Um quadro com 25% das espécies ameaçadas é precisamente aquele que se encaixa nos mamíferos. O levantamento mais detalhado já feito para este grupo vertebrado também foi divulgado ontem. Em estudo a ser publicado na revista "Science" cientistas afirmam que metade das espécies tem populações em queda, e um quarto delas já estão sob ameaça.
Segundo a ONG Conservação Internacional, por trás dessa tendência estão principalmente o desmatamento tropical e a caça.

FSP, 07/10/2008, Ciências, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.