Funai - https://www.gov.br
15 de Out de 2024
A exposição Xingu: Contatos ficará disponível para visitação até o dia 3 de novembro de 2024 no Centro Audiovisual (CAud), em Goiânia, com entrada gratuita. Organizada pelo Instituto Moreira Salles, a mostra revisita a história de luta e resistência de 6 mil indígenas de 16 povos que vivem no Território Indígena do Xingu - a primeira grande área demarcada no Brasil, em 1961, no estado do Mato Grosso. O CAud é um espaço dedicado à formação e difusão do audiovisual protagonizado pelos povos indígenas, gerido pelo Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Aberta à visitação desde a inauguração do CAud, em julho deste ano, a exposição apresenta múltiplas narrativas e olhares em torno do território, tendo como destaque a produção audiovisual indígena contemporânea, que tem no Xingu um de seus principais pólos. A mostra oferece uma imersão nas narrativas visuais e históricas dos povos indígenas do Xingu por meio de um acervo de aproximadamente 150 itens.
A exposição inclui fotografias, documentários e outros materiais que narram a trajetória dos povos xinguanos desde o século XIX até os dias atuais. Um dos destaques da mostra é a produção contemporânea de cineastas indígenas, que desenvolveram curtas-metragens especialmente para a exposição, abordando temas como a preservação cultural, o desmatamento e a luta por direitos. Os curtas-metragens são de autoria de Divino Tserewahú, Kamatxi Ikpeng, Kamikia Kisêdjê, Kujãesage Kaiabi, Piratá Waurá e do Coletivo Kuikuro de Cinema.
Serviço
Exposição Xingu: Contatos
Visitação: até 03 de novembro de 2024
Entrada gratuita
Centro Audiovisual do Museu do Índio (CAud)
Alameda Leopoldo de Bulhões, s/no, qd. 3, lts. 1/4,
Setor Pedro Ludovico, Goiânia/GO
Horário de funcionamento:
De terça a sexta: 10h às 18h
Sábados e domingos: 10h às 16h
Assessoria de Comunicação/Funai
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/exposicao-xingu-c…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.