VOLTAR

Exposição no Museu Goeldi celebra a diversidade cultural da Amazônia

Museu Paraense Emílio Goeldi - http://www.museu-goeldi.br
21 de Jun de 2011

No dia 22 de junho, será aberta a exposição "Amazônidas: 145 anos de pesquisas do Museu Goeldi sobre as sociedades amazônicas". A mostra celebra as contribuições da instituição para o conhecimento das sociedades amazônicas, destacando a trajetória de alguns pesquisadores, a formação do acervo e os principais projetos desenvolvidos atualmente.

A história do Museu Goeldi confunde-se com a própria história das ciências na Amazônia. Desde o final do século XIX, homens e mulheres que deram início à pesquisa científica na região vincularam-se a essa instituição. A trajetória profissional desses pesquisadores é explorada no primeiro módulo da exposição. Dez cientistas foram selecionados para compor uma espécie de galeria de honra, da qual constam Domingos Soares Ferreira Penna, fundador do museu e o primeiro a descrever os sambaquis do litoral paraense e as cerâmicas Maracá e Marajoara; Emílio Goeldi, o primeiro a descrever a cerâmica Cunani; Curt Nimuendaju, pioneiro etnólogo que ajudou a fundar o campo da pesquisa indígena no país; Eduardo Galvão, que renovou os estudos antropológicos na década de 1950; entre outros menos conhecidos.

Os projetos atuais de pesquisa são abordados no segundo módulo da exposição, com destaque para as investigações sobre os pescadores da região amazônica, a agricultura e o manejo florestal de populações indígenas e a documentação linguística e a etnomuseologia. Mais de 200 objetos arqueológicos e etnográficos serão exibidos ao público, desde as coleções históricas formadas no final do século XIX até as mais recentes aquisições, incluindo os objetos que atualmente são fabricados, coletados e depositados no Museu pelos próprios índios.

A exposição foi montada na Rocinha, antiga residência localizada no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, que reabre ao público depois de passar por reforma. A curadoria é de Nelson Sanjad, Glenn Shepard Jr. e Horácio Higuchi. A mostra pode ser vista até agosto de 2011, de terça a domingo, de 9h às 17 horas.

Serviço: Abertura da exposição "Amazônidas: 145 anos de pesquisas do Museu Goeldi sobre as sociedades amazônicas", dia 22 de junho, às 19h30, no prédio da Rocinha, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

http://www.museu-goeldi.br/acs/expo.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.