VOLTAR

Exposição Indígena Pú Kaa - Mãos da Mata reúne diversidade cultural

Diário do Amazonas
24 de Jul de 2007

Toda a diversidade cultural dos povos amazônicos podem ser conferidas na exposição Pú Kaa - Mãos da Mata

MANAUS - Exposição Indígena Pú Kaa - Mãos da Mata, volta a praça da Praça da Saudade - Centro, nesta quinta-feira (26). O objetivo é divulgar a cultura indígena local e estimular o empreendedorismo entre as comunidades nativas.

A exposição reúne, das 9h às 22h, a gastronomia típica da região, dança, rituais e o artesanato feito pelos indígenas. As atrações musicais iniciam a partir das 18h.

A mostra, que este mês vai contar com a participação de Sabrina Tukano, vinda de São Gabriel da Cachoeira, terá representantes de 17 etnias: Apurinã, Arapaso, Baniwa, Baré, Desano, Kambeba, Kokama, Munduruku, Pira-Tapuya, Sateré-.Mawé, Tariano, Tikuna, Tukano, Wanano, Wai-Wai e Wapixana.

Além disso, um concurso irá escolher o hino da exposição.

Projeto Pú Kaa

O Projeto Pú Kaa surgiu em 2006, através de uma construção coletiva feita pelo Prefeito Serafim Corrêa, por intermédio da Semdel, com 18 etnias que residem em Manaus. "Neste projeto nós realizamos mensalmente a feira Púkaa, que tem a apresentação dos grupos indígenas, a gastronomia desses povos e o artesanato feito pelas mãos dos próprios índios que podem ser adquiridos pela população que visita a Praça da Saudade, no centro da cidade", disse Jefferson Praia, secretário da SEMDEL.

De acordo com Praia, além da feira de artesanato, a SEMDEL também busca qualificar os indígenas em cursos de Empreendedorismo, para que eles possam conhecer um pouco mais esta questão de serem empreendedores e para que os indígenas possam desenvolver e fortalecer os seus negócios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.