VOLTAR

Exposição fotográfica apresenta um dos últimos grupos indígenas a entrar em contato com a sociedade brasileira

Oxente Salvador - http://www.oxentesalvador.com.br/
25 de Ago de 2010

O cotidiano do mais recente grupo de indígenas tupi a entrar em contato com a sociedade brasileira capturado pelas lentes do fotógrafo francês Serge Guiraud. É o que mostra a mais nova exposição fotográfica Zo'é - Os homens da última fronteira.

O fotógrafo Serge Guiraud, autor do registro do cotidiano dos Zó'é, fundou a Jabiru Prod, associação cultural que se especializa na Bacia Amazônica e seus povos. O pesquisador também produziu um documentário sobre o cotidiano da tribo, extremamente frágil e cercada de empecilhos à sua sobrevivência na forma original. Do lado de cá do Brasil, sabemos muito pouco das condições em que algumas tribos isoladas vivem na Floresta Amazônica. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), há 45 grupos esquecidos por muito tempo ou que tiveram apenas contatos esporádicos com a nossa sociedade. Esse foi o caso dos Zo'é, que se refugiaram do contato com o homem branco e com outras tribos indígenas, ambos considerados como inimigos deste povo. Entraram para a história como um dos últimos povos indígenas intactos da Amazônia, ocupando terrenos pouco acessíveis no norte do Pará, entre os rios Cumipanema e Erepecuru.

Serviço:
O que: Exposição fotográfica Zo'e - Os homens da última fronteira
Quando: até o dia 3 de setembro de 2010
Horário: das 8 às 21h de segunda a sexta-feira, e das 8 às 17h, aos sábados
Onde: Aliança Francesa - Avenida Sete de Setembro, no401, Ladeira da Barra
Quanto: Gratuito

http://www.oxentesalvador.com.br/motix/pt_br/agenda-cultural/exposicoes…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.